Painel de Indicadores

Uma nova etapa no combate à pobreza começa agora

A pobreza é multidimensional

Um novo painel de indicadores sociais e econômicos, desenvolvido sob orientação de Ricardo Paes de Barros, estará disponível na internet nos próximos dias. Lançado pelo Movimento Brasil sem Pobreza e pela Oppen Social, o painel foi montado com o objetivo de contribuir para o desenho e a implementação de políticas públicas mais eficientes no combate à pobreza extrema no País.

“Programas de distribuição de renda são importantes, porque contribuem para reduzir o sofrimento das famílias mais pobres e para evitar convulsões sociais, mas não são suficientes para alavancar a inclusão econômica efetiva de seus beneficiários”, acrescenta Jacques Schwarzstein, jornalista e um dos protagonistas da iniciativa.

Qualquer um pode utilizar o painel!

O novo painel reúne 30 indicadores produzidos por fontes oficiais, que dão conta de diferentes aspectos da vida dos segmentos mais pobres de cada um dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Qualquer um pode usar – o painel é acessível ao público em geral, a pesquisadores, gestores, equipes técnicas dos três níveis de governo, empresários, jornalistas e representantes de organizações da sociedade civil. A plataforma está disponível em www.brasilsemprobreza.org de forma gratuita.

  • 30 indicadores produzidos por fontes oficiais
  • diferentes aspectos da vida dos segmentos mais pobres
  • 5,5 mil municípios brasileiros.

Quero usar o painel

Deixe seus dados para usar o painel!